sociedade amigos parque dos pássaros
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perguntas frequentes

O que é a SAPP?

A SAPP - Sociedade Amigos Parque dos Pássaros, fundada em 1982, é uma organização legalmente constituída, com fins não econômicos, que tem como objetivo auxiliar os moradores do bairro na administração do Parque dos Pássaros a fim de garantir segurança, bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

Qual a importância da SAPP para o bairro?

A SAPP é um FACILITADOR, auxiliando na gestão das questões funcionais do bairro e na defesa dos interesses comuns da comunidade.

Como a SAPP atua?

Reunindo os moradores para discutir os problemas de natureza coletiva e propor soluções;
Servindo como canal de comunicação junto ao poder público ou órgãos competentes no tocante às  necessidades e anseios dos moradores;
Defendendo os interesses dos moradores do bairro nas diversas esferas governamentais;
Supervisionando os serviços da empresa de Segurança Privada;
Promovendo atividades e eventos de interesse coletivo, entre outros.

Por que é importante participar da SAPP?

"A união faz a força!"
Quanto mais moradores participarem da SAPP, mais forte ela será e poderá cumprir as suas funções na defesa dos interesses da comunidade.

Por que é importante participar das reuniões mensais da SAPP?

A participação ativa dos moradores nas reuniões é importante para que se expressem, tornando público as necessidades e sugestões para melhoria tanto física do bairro como para aumentar a qualidade de vida dos moradores.
Para que ela possa atender aos seus propósitos, precisa conhecer o que os moradores pensam e sentem.
Conhecendo as necessidades dos moradores, a SAPP toma a frente nas questões legais, orçamentárias, empresarial, aprovações, etc., para que seja executada a solicitação de maneira mais eficiente, gerando menor transtorno aos moradores.

Que assuntos são tratados nas reuniões?

Mensalmente são realizadas reuniões da diretoria da SAPP com a presença aberta aos moradores do Parque dos Pássaros. Nessas reuniões existem pautas fixas ligadas à operação da SAPP, mas são discutidos outros assuntos que sejam importantes para o bem-estar dos moradores do Parque. Todos são convidados a participar para que, cada vez mais, a SAPP represente os interesses dos moradores do Parque dos Pássaros. As reuniões acontecem, preferencialmente, na primeira segunda-feira do mês. Verifique a data na agenda de reuniões.

A SAPP promove outras reuniões aberta aos moradores?

Sim. A SAPP é um espaço com uso múltiplo e já recebeu reuniões com autoridades do Governo; com o CONSEG; de moradores em assembléia; de empresas de segurança, entre outras.
A participação dos moradores sempre é muito importante!

Por que eu deveria ser associado SAPP?

Sua colaboração ajuda a SAPP na gerência do Parque dos Pássaros. Quanto maior o número de colaboradores, mais distribuído será o esforço para alcançarmos os objetivos da comunidade e a SAPP conseguiria realizá-los com maior facilidade.

Quais são as ações que a SAPP já realizou?

Atuamos de diversas maneiras, entre elas:
Praça das Coleirinhas - A atuação da SAPP junto a prefeitura foi decisiva para urbanização do imenso terreno. Além do aspecto financeiro - aumento do valor dos imóveis - o ponto mais importante é que o espaço, antes cheio de mato e lixo, se tornou um local de lazer e diversão para toda a família além de ser uma excelente opção para atividades físicas, aumentando a qualidade de vida da comunidade.
3o. Batalhão da Polícia Militar - A SAPP conseguiu, no ano 2000, através de negociações junto aos governos estadual e municipal e, fundamentalmente, com  a contribuição dos moradores do Parque, a instalação do batalhão com uma das melhores  instalações  da  Polícia Militar no Estado com condições, inclusive, de receber helicópteros.
Trânsito interno - A SAPP atuou, junto à prefeitura, para conseguir mudanças na sinalização e no fluxo de veículos no bairro apesar das dificuldades para  organizar e controlar   o  fluxo  de  veículos em nosso que é bairro aberto, não um condomínio fechado.

E as ações da atual Gestão?

Alguns exemplos da atuação:
Evitaram que fossem retirados os "Traffic Calm" instalados nos Bicos de Lacre;
Conseguiram manter o Parque dos Pássaros como área "estritamente residencial" durante as discussões do Plano Diretor de São Bernardo do Campo;
Representaram os interesses do Parque dos Pássaros nas assembleias do Orçamento Participativo promovidas pela Prefeitura da cidade;
Evitaram, junto aos órgãos responsáveis, o uso das vias internas do Parque como desvios das obras do Corredor Leste-Oeste.

Qual a prioridade dessa Gestão?

A principal prioridade da atual gestão da SAPP é manter a instituição viva e forte para defender os direitos do moradores do Parque, visando a melhoria da qualidade de vida do bairro.

Como posso participar?

A SAPP tem duas sugestões e ambas as formas são muito bem-vindas:
SÓCIO - contribuindo com R$ 15,00 (Quinze Reias) mensais, usufruindo dos benefícios e prestigiando os eventos e atividades;
VOLUNTÁRIO - atuando em algum dos departamentos, trabalhos ou atividades desenvolvidas pela SAPP.

Como faço para ser sócio da SAPP?

Temos duas opções:
Site - clique em “ASSOCIE-SE” e preencha o formulário;
Pessoalmente - dirija-se à sede da SAPP:
      > Segunda-feira - das 13h às 16h;
      > Terça-feira - das 13h às 15h;
      > Quinta-feira - das 9h às 11h30;
Contamos com a sua participação!

Como é a estrutura administrativa da SAPP?

Conheça as Atribuições e Responsabilidades dos cargos:
Presidência – Coordena a entidade e representa oficialmente a SAPP.
Secretaria - Assessora em reuniões e gerencia a documentação da entidade.
Assuntos Governamentais – Mantém relacionamento com a segurança interna e órgãos do governo.
Social – Gerencia as Atividades Sociais e mantém o Ativo da SAPP.
Administração – Exerce o Planejamento e a Gestão Administrativa da SAPP.
Comunicações - Exerce atividades de Comunicação Institucional e o Relacionamento com os moradores do Parque dos Pássaros.

A SAPP é responsável pelos vigilantes do bairro?

Não. É importante esclarecer que a SAPP e o serviço de Vigilância do Parque dos Pássaros são entidades independentes.
A SAPP exerce uma atividade de supervisão sobre os serviços prestados pelos vigilantes independentes que são coordenados pela SOBPORT. Não existe vínculo empregatício ou legal entre a SobPort e a SAPP.

Qual é a atuação da SAPP junto a SobPort?

A de parceria. Uma estreita cooperação e comunicão com o objetivo comum de garantir a segurança dos moradores do Parque, sempre dentro dos limites de atuação desse tipo de prestação de serviço. Como não podemos contar com o respaldo do governo na proteção dos nossos bens e dos nossos familiares contra a ação de meliantes, optamos por contratar indivudalmente os serviços de vigilância.

A SobPort oferece outros serviços aos moradores?

Sim. Além do serviço padrão de ronda e acompanhamento na chegada e saída dos moradores de suas residências, a SobPort presta um serviço especial de monitoramento que poderá ser contratado pelos interessados de forma particular. Para maiores detalhes, contate os responsáveis diretamente pelos telefones: 4398-6558 e 4398-6666.

O associado da SAPP tem algum benefício?

Sim. O associado SAPP, poderá utilizar a Sede Social da Entidade com o pagamento da Taxa de Utilização no valor de R$ 900,00 (Novecentos Reais).
Para utilizar o salão de festas da SAPP entre em contato pelo telefone 2374-2300 ou pessoalmente na secretaria -
      > Segunda-feira - das 13h30 às 15h30;
      > Quinta-feira - das 9h30 às 11h30.

Posso utilizar a Sede Social não sendo associado?

Não. A Sede Social só pode ser utilizada por associados.
“ASSOCIE-SE” e usufrua dos benefícios.
Valores: Taxa de Utilização - R$ 900,00 + Anuidade R$ 180,00 (Cento e Oitenta Reais).
Para utilizar o salão de festas da SAPP entre em contato pelo telefone 2374-2300 ou pessoalmente na secretaria -
      > Segunda-feira - das 13h30 às 15h30;
      > Quinta-feira - das 9h30 às 11h30.

Como posso fazer o pagamento da contribuição associativa?

A SAPP criou algumas alternativas para atender aos associados, porém para que o controle seja possível, é necessário encaminhar o comprovante da opção escolhida. Entre em contato com o sr. José Saboia pelo e-mail: jfsaboia@uol.com.br  ou pelo telefone (11) 99173-0407, para solicitar os dados da conta da SAPP.
DEPÓSITO DIRETO NA CONTA da SAPP - Após realizar o depósito, envie cópia do comprovante para e-mail de contato.
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA - Efetue o pagamento do modo que melhor lhe convier e envie cópia do comprovante para o e-mail de contato.
CHEQUE - Pode ser entregue na sede ou retirado na residência (telefone para solicitar a retirada). Será entregue recibo.
PAGAMENTO DIRETO NA SAPP - Nesta opcão, o pagamento poderá ser realizado nos dias de plantão:
      > Segunda-feira - das 13h às 16h;
      > Terça-feira - das 13h às 15h;
      > Quinta-feira - das 9h às 11h30.
Escolha uma dessas opções ou sugira uma outra de sua preferência contatando o sr. José Saboia pelo e-mail: jfsaboia@uol.com.br  ou pelo telefone (11) 99173-0407.