sociedade amigos parque dos pássaros
home sobre

sobre

a sapp

A SAPP, Associação Amigos do Parque dos Pássaros, é uma organização legalmente constituída, com fins não econômicos, que tem como objetivo principal defender os interesses dos moradores do Parque dos Pássaros nas várias instâncias governamentais, buscando proteger o bairro contra iniciativas que prejudiquem a qualidade de vida em nossa comunidade.

A história da SAPP sempre foi de muita luta e abnegação. Desde o início, quando foi criada, ela sempre teve moradores que se dispuseram a trabalhar pelo bem comum, não importando os obstáculos que tivessem que transpor para mantê-la viva e atuante.

Uma das primeiras conquistas foi a construção da sua sede. A prefeitura disponibilizou o uso do terreno ao lado da Praça das Andorinhas. Vários moradores do Parque doaram materiais e recursos financeiros para que a obra pudesse ser erguida e servir aos seus propósitos. Além do salão de festas e sua infraestrutura, a sede aloja, atualmente, o escritório da Associação.

A segurança patrimonial e seus moradores foi sempre a preocupação maior dentro do Parque dos Pássaros. A SAPP não é a responsável legal pela administração dos serviços de vigilância do bairro, pois existe uma empresa que faz a gestão dos vigilantes autônomos que trabalham no Parque.

Por outro lado, a SAPP acompanha os trabalhos dessa empresa, monitora as informações, cobrando a qualidade e consistência nos serviços.

Num dos momentos mais críticos da história do Parque, quando tivemos diversos episódios de roubos, assaltos e sequestros, a SAPP mobilizou os moradores, mídia, polícia civil e militar, além da prefeitura e governo estadual para interromper aquela sequência de crimes que assolava a região.

A SAPP promoveu reuniões que definiram um programa de mudanças que viabilizou a vinda do prédio da Batalhão da Polícia Militar para dentro do Parque que trouxe consigo, além da proximidade do policiamento, todo o significado que um prédio deste tipo traz ao seu entorno.

Além disso, após longas discussões, o antigo prestador de serviços de segurança foi trocado por um outro de maior competência e capacitação técnica.

Como o Parque não é um condomínio, e, por isso, não pode ser fechado, uma das ações mais interessantes para minimizar a entrada e saída desenfreada de meliantes e diminuição forçada na velocidade foi o uso do “Traffic calm” em certas ruas. A SAPP conseguiu a adoção desse projeto junto à prefeitura beneficiando o trânsito dentro e nos limites do Parque.

Podemos mencionar diversos outros exemplos em que a SAPP conseguiu mobilizar os moradores para impedir a implantação de mudanças que trariam danos ao Parque dos Pássaros.

A SAPP convocou os moradores para impedir, durante a discussão do Plano diretor de São Bernardo, que o Parque deixasse de ser um bairro estritamente residencial. No mesmo Plano Diretor, pretendia-se que a construção de prédios de apartamentos fosse liberada e que haveria trânsito de transporte coletivo nas ruas internas.

O departamento de trânsito de São Bernardo tentou tirar o “Taffic calm da Bicos de Lacre, mas também não conseguiu.

A prefeitura pretendia usar várias praças do Parque como Pátio de Obras, mas a iniciativa ficou restrita a uma delas apenas.

O trabalho político trouxe diversas melhorias ao bairro, tais como a construção da Praça das Andorinhas, troca de sinalização de trânsito horizontal, bloqueio de acessos e construção de rotatórias em cruzamentos críticos do Bairro.

Enfim, muita coisa já foi conseguida a partir do trabalho de mobilização da SAPP. Porém, tudo isso foi realizado com o esforço voluntário de alguns moradores.

A SAPP tem dificuldades para se sustentar. Hoje em dia, a quantidade de associados é muito pequena. Apesar do crescente número de moradores, a cada ano que passa, menos moradores contribuem ou participam. Além de sobrecarregar a diretoria, as fontes de recursos são cada vez mais escassas.

Por isso, se você ainda não é sócio, venha conhecer o nosso trabalho.

SUA ADESÃO É MUITO IMPORTANTE!

Estamos convidando você a fazer parte da SAPP. Sua participação é importantíssima para preservar e melhorar a qualidade do nosso bairro. Para entender melhor acesse Perguntas Frequentes e conheça um pouco mais da SAPP e a importância de nosso trabalho.

Clique aqui para associar-se.

A sobrevivência da SAPP depende da sua atitude. Se nada for feito, a SAPP poderá acabar e nós perderemos o mais importante elo de ligação entre os moradores do Parque dos Pássaros.

 

o parque dos pássaros

O Parque dos Pássaros possui uma localização privilegiada. Localizado no bairro Independência entre as rodovias Anchieta e Imigrantes, proporciona aos moradores e visitantes, fácil acesso à Capital ou ao Litoral. Possui nas proximidades excelente infraestrutura que inclui o Clube do MESC, SENAI, SESI, Faculdade de Medicina Veterinária e inúmeras escolas públicas e privadas.

O espaço conta com iluminação pública e asfalto em todas as suas ruas e avenidas, mantendo serviço de vigilância autônoma privada 24 horas, oferecendo conforto e tranquilidade para os cerca de 5.000 moradores em suas 1.200 residências. Por tudo isso, o Parque dos Pássaros é considerado uma das melhores áreas residenciais para se morar no Grande ABC.

Com o crescimento da cidade nos últimos anos experimentamos mudanças que afetam, e muito, nossa qualidade de vida. Apesar de termos novas avenidas cruzando a cidade, certas regiões estão com suas principais vias saturadas pela crescente quantidade de carros.

Assim, o Parque passa por um período de transformação que demanda muita atenção de todos os seus moradores. A SAPP está atenta às mudanças e não deixará de convocar seus moradores para defender seus direitos e interesses.